Os 4 Porquês
- 19 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
POR QUE
Usa-se quando se faz uma pergunta, seja direta ou indiretamente. Por isso ele é um advérbio interrogativo: Por que você se atrasou ontem? (pergunta direta) Preciso saber por que você não foi trabalhar ontem (pergunta indireta)
PORQUE
Usa-se sempre quando respondemos a uma pergunta. Por estabelecer uma causa, é uma conjunção causal ou coordenativa.. Dica substitua a palavra porque por pois. Cheguei tarde porque o ônibus quebrou. Joaquim foi embora porque a Josefina não chegou
POR QUÊ
Usa-se em final de frase ou quando a expressão estiver isolada. Ele está chorando por quê? Você não gosta de sobremesa, por quê?
PORQUÊ
Trabalha como substantivo. É o mesmo que causa, motivo, razão. O chefe não quis saber o porquê da ausência do funcionário











Comentários