Projeto Tratamento de Água
- 4 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
No dia 11/04/2017 (terça-feira), os alunos do 1°B foram a estação de tratamento de água com o professor Sid de português, o ônibus saiu aproximadamente 8 horas e 10 minutos
Chegando lá, tivemos uma explicação de como acontece as etapas de purificação da água, a primeira etapa é a captação e filtração, na captação, a água passa por peneiras para retirar lixos maiores. Depois a água passa pelo bombeamento, onde ela é bombeada e levada aos filtros onde tem tanques formados por pedras, areia e carvão antracito, responsável por reter sujeiras menores que ultrapassam as peneiras , também é adicionado amônia e outras substâncias responsáveis pela limpeza; na segunda etapa acontece a floculação que é o processo quando a água recebe uma substância química chamada de sulfato de alumínio, ele é responsável por fazer as impurezas se juntarem formando flocos e assim serem facilmente removidas; já no terceiro passo é a decantação, como os flocos de sujeiras são mais pesados do que a água caem e se depositam no funfo do decantador; na quarta etapa a água passa pela filtração novamente, nesta fase, a água passa por várias camadas filtrantes onde ocorre a retenção dos flocos menores que não ficaram na decantação. A água então fica livre das impurezas. Estas quatro etapas recebem o nome de clarificação. Nesta fase, todas as partículas de impurezas são removidas deixando a água límpida, mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção; quinta etapa é a cloração, consiste na adição de cloro para a destruição de microrganismos presente na água; a sexta etapa, fluoretação, é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para a redução do incidência de cárie dentária; sétima etapa, cada estação de tratamento de água tem seu laboratório e lá eles fazem análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados á avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição. Além disso, existe um laboratório central que faz verificação de todos os sistemas e também realiza exames especiais com: identificação de resíduos de pesticidas, metais pesados e plâncton. Esses exames são feitos na água brita, durante o tratamento e em partes da rede de distribuição, de acordo com o que estabelece a legislação em vigor. E por último o bombeamento, depois de concluir o tratamento, a água é armazenada em reservatórios quando então, através da canalização segue as residências
Esse estudo do meio, teve muita importância para aprendermos como é complicado o processo de purificação da água. O objetivo desta visita é de termos mais consciência de que a água está acabando e precisamos economizar, e nos conscientizar que não devemos jogar lixos no vaso sanitário, ruas, etc, isso prejudica muito a água e nossa saúde pois mesmo com todos esses processos de purificação sempre fica algumas substâncias de remédios que as pessoas jogam no vaso sanitário, pia.











Comentários